CONSULTAR CA DE EPI SEGURANÇA DO TRABALHO

Saiba agora como consultar o CA (Certificado de Aprovação) dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual) da segurança do trabalho. Veja como é simples fazer essa consulta online. No site no MTE você encontra todas as informações sobre o CA de EPI da segurança do trabalho. Acompanhe a seguir.

Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI – são previamente testados e somente após serem aprovados nos testes é que recebem o CA – Certificado de Aprovação – para que assim possam ser comercializados em todo o território nacional. A consulta ao CA possibilita que você saiba quais são os EPI’s que têm este certificado, de forma que possa adquirir produtos que realmente ofereçam proteção ao trabalhador.

Todo Equipamento de Segurança Individual – EPI – tem como finalidade a proteção do trabalhador brasileiro, mas para que esta proteção seja garantida de fato, é óbvio que o equipamento seja de qualidade, que tenha sido vistoriado e sua eficácia comprovada. Por isto, antes que um EPI seja comercializado ele passa por uma série de testes que venham a garantir sua resistência e durabilidade, além de proporcionar conforto ao trabalhador. Somente após o EPI passar por todos estes testes e ser aprovado é que ele poderá ser distribuído em todo o território nacional.

CONSULTAR-CA-DE-EPI-SEGURANÇA-DO-TRABALHO

CA – Certificado de Aprovação – é um importantíssimo documento, sendo este, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a principal função do CA é fazer uma avaliação e garantir o padrão dos equipamentos de proteção utilizado pelos trabalhadores brasileiros. Importante lembrar que a NR6 é que regulariza todos estes equipamentos que são utilizados de forma individual para a proteção do trabalhador e é esta norma que exige que todo equipamento de proteção individual, seja ele fabricado no Brasil ou importado, só poderá ser comercializado quando tiver o CD – Certificado de Aprovação! Este certificado para ser obtido pelo fabricante do equipamento precisa passar por determinados processos, sendo que primeiramente o fabricante ou então o importador, deverá encaminhar uma amostra do equipamento para um laboratório que seja autorizado pelo Ministério do Trabalho, assim, serão realizados testes e no final será emitido um laudo onde constarão todas as informações sobre o equipamento. Esse laudo será então encaminhado ao Ministério do Trabalho para que ele possa fazer uma avaliação e estando tudo ok, será emitido o CD, garantindo assim que o equipamento está dentro das normas, obedecendo a todas as especificações exigidas.

O Ministério do Trabalho está investindo cada vez mais em formas de garantir a proteção de cada trabalhador brasileiro, por isto está sempre buscando novas formas de aprimorar os testes que são realizados nos Equipamentos de Proteção Individual, garantindo que somente sejam autorizados à comercialização no país, os equipamentos que de fato venham a garantir a proteção do trabalhador.

No site do Ministério do Trabalho e Emprego você poderá facilmente realizar a consulta de CA, no link abaixo você deverá informar o número do CA, além de selecionar o Equipamento, o Fabricante e também o Tipo de Proteção, depois é só clicar em “Consultar”. [http://www3.mte.gov.br/sistemas/caepi/PesquisarCAInternetXSL.asp ]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

*