CONSULTAR CALENDÁRIO VACINAL 2016

Saiba como consultar o calendário vacinal 2016. As vacinas são de extrema importância, e principalmente as crianças devem seguir à risca o calendário de vacinação, para ficar protegidas de várias doenças! Acompanhe as informações a seguir e saiba como consultar o calendário de vacinas 2016.

As vacinas são produzidas a partir de proteínas, partes de uma bactéria ou vírus ou até mesmo o vírus e a bactéria inteiros, porém, já mortos que são introduzidos em nosso organismo para que possa promover a reação do nosso sistema imunológico, como se fosse um simulador de infecção, de forma que isto irá resultar em uma produção maior de anticorpos que irão passar a imunizar o nosso organismo contra aquele vírus ou bactéria.

A vacina promove a “memória imunológica”, deixando nosso organismo pronto para reconhecer e combater determinadas bactérias e vírus.

Quando um vírus ou bactéria penetra em um organismo ele se multiplica rapidamente, pois encontra um ambiente propício a isto, porém, se a pessoa já tiver sido vacinada, o organismo estará pronto para combater o impostor e evitar doenças como a febre amarela, sarampo, hepatite, entre outras.

A vacina é produzida com o vírus já morto ou atenuado que é injetado no corpo da pessoa, mas em pequena quantidade, de forma que imediatamente o corpo passará a reagir ao vírus para combatê-lo, vindo a formar novos anticorpos exclusivos para o combate daquele vírus. Quando a pessoa realmente for contaminada pelo vírus, aí seu organismo já estará pronto para atacá-lo e a doença não irá afetá-la.

CONSULTAR-CALENDARIO-VACINAL-2015

Há casos em que os vírus passam por mutações e assim é preciso criar novas vacinas. E diferente dos que muitas pessoas pensam, vacina não é só para crianças, mas também para adultos e algumas das vacinas recomendadas para os adultos são: gripe, Hepatite A e B, Sarampo, Pneumonia, Meningite, Febre Amarela, Tétano, entre outras.

Entre as reações mais comuns entre as pessoas que são vacinadas, estão a febre alta, dor no local da vacina, entre outras, mas caso estas reações persistem ou se tornem mais intensas, um médico deverá ser procurado imediatamente. Nos adultos, a vacina contra a gripe vem sendo mais utilizada ano após ano, sendo que o melhor período para esta vacinação é entre os meses de abril e maio, já que poderá demorar de 1 a 2 meses para a ativação de todos os anticorpos.

As crianças merecem cuidado especial em se tratando de vacinação, por isto os pais precisam ficar atentos para não perder nenhum período de vacinação e poderão até mesmo utilizar um calendário vacinal para facilitar. No link abaixo você poderá conferir um modelo de calendário vacinal: [www.abcdasaude.com.br/imagens/artigos/600xNxCalendario-de-Vacinacao-2014-ABC-DA-SAUDE.jpg.pagespeed.ic.jgie8-r4t5.jpg]

O Ministério da Saúde disponibiliza um Manual de Normas de Vacinação com muitas informações importantes, que devem ser do conhecimento de toda a população. Você poderá conferir este manual, disponível em PDF, no endereço: [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf]

E em breve, no próprio site do Governo – [www.saude.gov.br] – já estará disponível o calendário vacinal de 2016, não deixe de conferir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

*