CONSULTAR DISPONIBILIDADE NFE

Consultar a Disponibilidade da Nota Fiscal Eletrônica é muito fácil, pois o site da Fazenda traz todas estas informações, através de um quadro que manterá você informado de uma forma fácil de ser consultada. Para saber como consultar a disponibilidade da NFE, acompanhe as informações abaixo.

A Nota Fiscal Eletrônica – NFE – foi criada para ser um documento existente apenas de forma digital, sendo emitido e também armazenado eletronicamente, de forma que tenha maior eficácia na documentação das operações de circulação de mercadorias ou até mesmo nas prestações de serviços. A NFE veio para substituir a antiga Nota Fiscal impressa, modelos 1 e 1A, sendo que o Governo já se prepara para em um futuro próximo, vir a substituir os demais modelos de notas fiscais.

CONSULTAR-DISPONIBILIDADE-NFE

As primeiras Notas Fiscais Eletrônicas foram emitidas no dia 15 de setembro de 2005, nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul, sendo a NF-e com validade eletrônica que começou a vigorar no país. A partir desta data, a NFE deixou de ser apenas um projeto piloto e passou a ter validade e se tornou um Instituto Oficial de Controle Fiscal e vários outros estados foram aderindo ao novo projeto.

Para consultar a Disponibilidade NFE, tendo uma visão geral dos serviços disponíveis, é muito fácil, pois o site da Fazenda disponibiliza uma página com todas estas informações. Para entender melhor o quadro de informações disponíveis na página é importante conhecer o significado das seguintes siglas que são utilizadas:

SVAN – Sefaz Virtual Ambiente Nacional

SVRS – Sefaz Virtual Rio Grande do Sul

SCAN – Sistema de Contingência Ambiente Nacional

Também se faz necessário conhecer as Legenda da Disponibilidade, sendo elas:

Vermelho: quando encontrar esta legenda, um círculo na cor vemelha, é porque há repostas negativas seguidas para uma consulta, ou seja, falta serviço ou então há alguma falha na conexão. Esta legenda é mostrada logo após a Amarela e se voltar a ter sinal, então é mostrada a legenda Verde.

Amarelo: esta legenda, um círculo na cor amarela, será mostrada quando o sistema retorna a primeira resposta negativa, sendo que é mostrada logo após a legenda Verde e poderá ficar disponível por até 10 minutos. Enquanto se encontrar com esta legenda, haverá aguardo do sinal que quando for detectado retornará à legenda verde. Se as respostas continuarem sendo negativas, então a legenda será modificada para a Vermelha.

Verde: você encontrando esta legenda, o círculo vende, é porque o sinal está ok e assim ela ficará enquanto o sinal estiver positivo.

Observe que o site informa a data e a hora da última verificação e no quadro encontram-se disponíveis diversas informações sobre Recepção, Retorno Recepção, Consulta Protocolo, Status Serviço, Tempo Médio, Consulta Cadastro, Autorização, entre outros.

Para consultar a disponibilidade da Nota Fiscal Eletrônica, é só acessar: [www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

*