CONSULTAR RAIS 2015-2016 TRABALHADOR

Faça a consulta online da RAIS 2015-2016, trabalhador ou empregador. Acompanhe as informações abaixo e saiba como é simples consultar a RAIS 2016.

Terminou em março deste ano a declaração da RAIS ano-base 2015. Saiba agora como realizar a consulta, além de outras informações importantes seja para o trabalhador ou para o empregador.

A RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – se trata de um conjunto de informações que são solicitadas pelo MET – Ministério do Trabalho e emprego. Este relatório deve ser enviado por todas as empresas e empregadores, todos os anos, tendo sido instituída pelo decreto 76.900 em 23 de dezembro de 1975. Hoje, a RAIS conta com uma página na internet onde se encontra disponível toda a documentação e também um aplicativo para que se possa fazer a declaração. A RAIS fornece importantes informações para que o Governo possa tomar decisões acertadas, gerando dados importantes para o Seguro Desemprego, CAGED, PIS, Abono Salarial, PASEP, FGTS e até para os sistemas do INSS e também do IBGE!

CONSULTA-RAIS-2014-TRABALHADOR

No ano passado, a data limite para o envio da RAIS 2015 foi no dia 8 de março. Se acontecer do empregador não enviar a RAIS, os funcionários não terão direito ao Abono Salarial! Neste caso, quem tem direito ao PIS não adianta ir à Caixa Econômica Federal, da mesma forma que o trabalhador que tem direito ao PASEP não adiantará nada ir reclamar no Banco do Brasil, pois será preciso procurar o Ministério do Trabalho e Emprego.

Os principais objetivos da RAIS são: obter dados para ajudar no controle da atividade trabalhista no Brasil, obter dados também para a elaboração de importantes estatísticas do trabalho a nível nacional e disponibilizar informações sobre o atual mercado de trabalho ao Governo para que possam ser traçadas novas metas.

Para realizar a consulta à RAIS 2016, acesse o link abaixo e preencha todos os campos do formulário e clique em “Enviar”. www.rais.gov.br/SERVICO/cons_identificacao.asp – observe que, os campos que estiverem marcados com um “asterisco” devem ser preenchidos obrigatoriamente! Para não ter erro em sua consulta à RAIS 2016, não utilize ponto, traço e nem barra.

E caso seja detectado algum erro na RAIS enviada, será preciso visitar o site da RAIS e na opção “Retificação dos Dados do Estabelecimento” irá preencher de forma correta o formulário, informando os dados corretamente e então enviá-los.

Se for uma retificação para os campos do CNPJ, CEI, CEI Vinculado, então deverá ser feita uma nova declaração da RAIS e não se esquecer de fazer a exclusão da declaração incorreta feita anteriormente, optando pela opção “Exclusão de Estabelecimento”.

Importante lembrar que neste ano, os estabelecimentos com mais de 11 vínculos empregatícios terão que usar um Certificado Digital padrão ICP Brasil.

Veja Também:
[– Consultar Seguro Desemprego Online]

[- Consulta PIS 2015-2016]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

*