CONSULTAR VALOR IPVA 2016

Saiba agora como consultar o valor do IPVA 2016, para que possa efetuar o pagamento em dia e evitar qualquer tipo de problema, como multas e apreensão do veículo. Veja como é simples e rápido consultar o valor IPVA 2016 acompanhando as informações a seguir.

O IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é um imposto que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores. O não pagamento deste imposto resulta em sérias penalidades como multas e até mesmo a apreensão do veículo. E quem não paga o IPVA fica sujeito a multa diária, sendo que o valor é estipulado pela legislação de cada estado, por exemplo, no Distrito Federal os proprietários de veículos automotores que não efetuarem o pagamento anual do imposto têm o nome inscrito na Dívida Ativa e isto lhes impossibilita de conseguirem um assumir um cargo público por exemplo.

Toda a receita arrecadada com o IPVA é dividida entre o estado e o município, sendo que 50% da arrecadação fica com o estado e os outros 50% ficam com o município onde o veículo foi licenciado. Diferente do que muitos pensam, a arrecadação do IPVA não é para a manutenção de estradas, ruas e avenidas, a arrecadação deste imposto é destinada a vários serviços básicos, como o transporte, saúde, educação, habitação, entre outros. Os veículos que já têm mais de 20 anos de fabricação ficam isentos do pagamento do IPVA.

CONSULTAR-VALOR-IPVA-2015

Praticamente todos os estados brasileiros recebem o IPVA no mês de janeiro com desconto, por isto, os proprietários de veículos automotores que guardam certa quantia em dinheiro para começar o ano poderão fazer uma boa economia, pagando o IPVA à vista. Alguns estados permitem que o IPVA seja pago à vista, até o mês de fevereiro, mas neste caso, sem o desconto oferecido. Mas o IPVA também poderá ser pago em 3 parcelas e quem estiver pensando em fazer esta opção precisa ficar atento aos valores, para ver se compensa.

Para consultar o valor do IPVA 2016, em breve você já poderá consultar o site da Secretaria da Fazenda de seu estado, onde irá encontrar todos os valores disponíveis, por exemplo, para o estado de São Paulo, a consulta ao valor do IPVA 2016 poderá ser feita pelo endereço: [www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet]

No Rio de Janeiro, a consulta ao valor do IPVA 2016 pode ser feita no endereço: [www.fazenda.rj.gov.br] – na guia “Cidadão”, clique em IPVA.

No estado do Paraná, o link a ser acessado é: [www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=416] – onde você poderá fazer a consulta, além de obter várias outras informações sobre o IPVA.

Em breve, todos os estados do Brasil estarão divulgando o valor do IPVA para 2016, basta então consultar o site da Secretaria da Fazenda de seu estado para obter o valor e efetuar o pagamento dentro do prazo para evitar transtornos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

*